terça-feira, fevereiro 14, 2006

 

Intolerâncias


Eu sei que temos liberdade de expressão mas, mesmo assim, não me passaria pela cabeça ir cantar o “Pinto da Costa, olé” para o meio dos No name boys ou o SLB no meio dos super dragões. Do mesmo modo, entrar no pavilhão dos inimputáveis perigosos e começar a provocá-los, não daria bom resultado.
Por isso, se fosse director do jornaleco dinamarquês, não aceitaria a publicação dos cartoons. É que, do mesmo modo que cada um de nós não fala com toda a gente do mesmo modo, respeitando as sensibilidades individuais, também me parece que nas relações entre países ou entre civilizações tem que haver igual cuidado.
Como se vê, não houve qualquer comentário à publicação do filme abaixo sobre Cristo, não surgiu a indignação tão típica, por exemplo, de períodos eleitorais.
Porém, uma coisa é nós respeitarmos as sensibilidades de outros povos, e outra, bem diferente, é nós condicionarmos os nossos valores em função de iras e protestos.
Pedidos de desculpa como o da Dinamarca e declarações pias como as de Freitas do Amaral, colocam o mundo ocidental de gatas perante o fundamentalismo islâmico.
Sim, porque esta indignação com efeito Retard, de um cartoon publicado em Setembro, com efeitos de indignação em Fevereiro, mais não é do que o aproveitamento por extremistas islâmicos de um acto de extremistas europeus.
E se todos os extremistas europeus desatarem a publicar cartoons, ao abrigo da liberdade de expressão do pensamento? Veremos os governos europeus em auto de fé pedir desculpas?
A lamentável consequência de tudo isto resulta no facto de ter desaparecido o “americans go home” e ter nascido o “Kill Europeans”.
Aqueles que lançam aviões sobre edifícios, atiram bombas, fazem sequestros e assassínios indiscriminados, estão a obrigar a Europa a ajoelhar.
No fundo, uma coisa é sermos nós próprios a estabelecermos aquilo que é ou não conveniente publicar, outra, bem diferente, é subjugarmos o nosso modo de vida e os nossos valores a movimentos orquestrados por aproveitamento oportunístico.
Cartoon de Christo Komarnistsky

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?