terça-feira, novembro 15, 2005

 

Socrates sortudo!!!

É caso para dizer que Sócrates tem mais sorte que juízo.
Escolhe Mário Soares para candidato presidencial mas, este, mais não tem feito que dar indicações que, caso seja eleito, meterá travões na política económica do governo.
Entretanto, aquele que seria o seu inimigo político natural, Cavaco Silva, quer por afirmações quer por silêncios (mais por estes), tem demonstrado que nunca ninguém o ouvirá dizer que há mais vida para além do défice.
O apoio de Cavaco a políticas de pendor marcadamente economicistas é garantido, ou não seja ele um neoliberal.
Entretanto, ontem na TVI, o seu esforço para convencer o eleitorado do interesse em votar nas suas qualidades de economista , ministro das Finanças e primeiro-ministro, permitem-nos concluir que os portugueses estão a ser convidados a votarem num logro.
Efectivamente, dormirei mais tranquilo se tiver um presidente da Republica com preocupações sociais, com uma cultura geral que lhe permita ver para além dos horizontes estreitos das finanças públicas e da macroeconomia, do que com um tecnocrata, por muito competente que possa ser.
Bem nos pode gritar aos ouvidos que pretende ajudar o governo (este ou outro qualquer).
Não são os governos de Portugal que precisam de ajuda, são os portugueses que necessitam urgentemente de ajuda face à classe política.
Mas que a previsível vitória de Cavaco Silva dá uma enorme ajuda ao trabalho de Sócrates, isso é inegável: é como se lhe tivesse saído o Euromilhões da política.
Nota de rodapé: o apoio de Manuela Ferreira Leite ao orçamento, em contradição com o voto do PSD, é algo que deixará os portugueses à procura da bússola durante uns dias…

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?