terça-feira, novembro 29, 2005

 

Ignorantes: Fly CIA !!!!!!!

Anda para aí uma celeuma por causa de uns aviões da CIA.
Que fazem escala nos aeroportos europeus, que transportam prisioneiros suspeitos de actos de terrorismo, que os levam para prisões secretas na Polónia e na Roménia, enfim, tudo barbaridades…
Tudo o que se diz é fruto de muita ignorância acumulada e de muito antiamericanismo primário.
Vejamos.
Toda a gente sabe que os aviões da Cia se distinguem perfeitamente dos restantes por andarem de óculos escuros, terem cor cinzenta antracite e denotarem um chumaço sob a asa esquerda provocado pela Smith & Wesson.
Ora, que se saiba, nem as organizações internacionais nem os governos alguma vez denunciaram a presença deste tipo de aviões em aeroportos internacionais.
Em segundo lugar, a ser verdadeiro o transporte de supostos terroristas nesses supostos aviões, não se pode imaginar outra coisa que não seja um acto de humanitarismo por parte dos homens da Cia que, impressionados com o longo período de clausura e isolamento em Guantanamo, trazem os prisioneiros a dar uma volta, evidentemente para arejarem.
Alguém de boa fé acredita que uma instituição que tanto tem pugnado pela liberdade, pelos direitos humanos, pela democraticidade das governações possa andar a cometer as ignomínias de que é acusada?
Mas, no meio disto tudo, há algo que impressiona pela redundância: a Polónia.
A ser verdade que o território polaco está a ser usado para práticas de tortura em campos de concentração, teremos de concluir que cada país é para o que nasce. Ou então que lhe ficou o vício desde os tempos de Auschwitz.
Mais cínica que eu só mesmo a declaração do Conselho da Europa, nos termos da qual os países que acolherem tais práticas perdem o direito de voto. Então e a crítica de igual tom à administração americana pelas práticas em causa?
É bater em quem é fraquito, à falta de corpo para bater nos poderosos.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?