segunda-feira, outubro 03, 2005

 

Vencimentos faraónicos?

A ser verdade que o governador do Banco de Portugal ganha o dobro do seu homólogo americano, estaremos perante um caso verdadeiramente espantoso.
É claro, no entanto, que não se pode tocar neste vencimento, não vá o homem entrar em greve por se tratar de um direito adquirido.
A propósito de direitos, Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem aquilo que parece alguns não conseguirem ou quererem entender: o problema não está verdadeiramente em alguns grupos socioprofissionais terem ou não direito à manutenção das suas regalias, mas em haver ou não dinheiro para as pagar.
Deu como exemplo a recente negociação da Volkswagen na Alemanha, com a descida dos salários, para explicar que não só em Portugal, mas em boa parte da Europa, se está a assistir a um processo de recuo relativamente a garantias e benefícios sociais.
Disse, porém, algo que não corresponde à verdade: que qualquer governo em Portugal, neste momento, actuaria como o de Sócrates. Afirmação errada, porquanto não era esse o caminho prometido e seguido pelo governo anterior. O que se estava a fazer era tapar o Sol com uma peneira.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?