terça-feira, setembro 27, 2005

 

O Erro de Sócrates

Escreveu-se brilhantemente sobre o “Erro de Descartes”, mas ainda não se escreveu sobre o erro de Sócrates.
E não me digam que são vários, porque é apenas um: um erro de postura…
Veio a vida provar que, afinal, o professor da instrução primária de Sócrates cometeu um único erro na vida, ao afirmar que o actual primeiro-ministro tinha sido um dos dois alunos mais inteligentes que lhe tinham passado pelas mãos ao longo de mais de quarenta anos de ensino.
Sócrates não é inteligente. Pode até ser o primeiro político a pensar no dever em vez de pensar nos lucros eleitorais, mas isso só prova a sua incapacidade para liderar um partido e um país.
O que ele devia ter feito era mandar às urtigas o défice, aumentar os funcionários, subsidiar os combustíveis, olhar pudicamente para o lado face aos privilégios dos políticos, à diferenciação de tratamento entre trabalhadores do sector público e sector privado, respeitar integralmente os direitos adquiridos (mesmo os daquele tipo que anda a roubar há vinte anos e nunca foi apanhado e que, portanto, adquiriu o direito a roubar).
Depois, a coisa resolvia-se com a venda da TAP, da Caixa Geral de Depósitos, de todas as participações que o Estado ainda detêm.
Se isso não bastasse, socorria-se da receita de Bagão Félix: vendia todos os edifícios do Estado e depois alugava-os.
E quem viesse a seguir que apagasse a luz e fechasse a porta.
Ficaria com uma conotação de grande fautor do progresso dos portugueses e do seu bem estar.
É certo que, depois, ouviríamos essa altíssima figura da oposição que dá pelo nome de Marques Mendes acusá-lo de despesismo e de enganar o povo com um falso progresso. Mas quem é que queria saber disso, com a gasolina ao preço da uva mijona, os ordenados bem aumentados e os regimes especiais decididamente consolidados?
Mau rumo seguiu este Sócrates, que preferiu seguir um imperativo de consciência em vez de seguir o sentido da oportunidade política, do interesse partidário.Má sorte ter nascido coerente!

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?