sexta-feira, setembro 02, 2005

 

Não me posso calar

Chamem-me racista, xenofobo, o que vos apetecer, mas não consigo calar um sentimento de revolta ao assistir um destes dias na televisão aos desfiles de emigrantes negros em França, exigindo casas melhores.
É que me lembro de na década de sessenta os portugueses terem emigrado para França e ali terem vivido numa coisa chamada Bidonville. Tratava-se de verdadeiros bairros da lata construídos com chapa de bidons. Não vi então os portugueses manifestarem-se nas ruas nem os activistas brancos a motivarem essas manifestações. Viraram-se e lá se foram integrando, passando muitos deles a ter uma vida semelhante à dos franceses.
Não vejo os emigrantes de leste ou chineses, indianos, etc. que têm chegado à Europa, a reivindicarem habitações: viram-se, fazem-se à vida e lá vão resolvendo os seus problemas sem cairem na pedinchice.
Sei agora que, se um dia me der para emigrar, devo pintar a cara de preto: sou imediatamente objecto de descriminação positiva.
Parece-me ser um caso de racismo ao contrário.
Custa-me que estas ideias coincidam com as da extrema direita, mas já estou farto de ver os nacionais de Portugal ou França terem de lutar para terem uma casa e depois aparecerem uns tipos que se arrogam o direito a terem de borla aquilo que todos temos de pagar.
Os nossos filhos quando quiserem ser autonomos terão de comprar ou arrendar uma casa, não irão para a rua aos berros de "quero uma casinha..."
Pronto, já desabafei!!!

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?