domingo, agosto 21, 2005

 

Regresso (1)

Nos últimos quatro anos interrompi as minhas deambulações estivais pela Europa para conhecer destinos tropicais.
Mas fazia-me falta o termo de comparação europeu. Essas férias europeias sem destino marcado, permitiam-me conhecer não só outros modos de ser mas também outros modos de fazer.
Troquei a velha caravana, já com 14 fiéis anos, por uma mula e fiz-me à estrada tendo como destino final Auschwitz e, pelo meio, a Baviera e Praga.
Eu explico: mula foi o nome que o pessoal cá de casa deu a uma espécie de casa com rodas e motor. Uma coisa absolutamente autónoma, que só tem o defeito de gastar mais do que seria desejável, com o gasóleo além Pirinéus a andar na casa dos 1,15 €.
A primeira impressão que vos deixo é a da falta de democraticidade da chuva: desde que cheguei à Alsácia, em 22 dias, só tive três sem chuva. Muita ou pouca, lá vinha a dose habitual. Entretanto, daqui chegavam notícias de temperaturas a rondar os 40 graus.
Acabei por estar em 10 países e fazer 9.100 kms.
É das minhas impressões que vos vou falar nos próximos posts. Começando por Auschwitz, mas principalmente por Birkenau que me espantou pela dimensão: uma coisa é saber que isto existiu, outra bem diferente é estar lá…
Depois fica a minha visão dos países que pertenceram ao Pacto de Varsóvia e ainda da Eslovénia e Croácia onde fui parar para ver se intervalava da chuva, sem resultado, diga-se.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?