sexta-feira, julho 08, 2005

 

Desalmado TGV

Devo confessar que sou absolutamente ignorante em matéria de comboios. Mas também não preciso de ser engenheiro para saber que quando uma casa se inclina demais a probabilidade de cair é forte.
Vem isto a propósito do desalmado TGV.
Dei comigo a pensar que, se vivesse em Lisboa, numa viagem para Madrid preferia ir de avião. Se fizerem aquela ligação completamente disparatada de Aveiro a Salamanca, como não tenho aeroporto em Coimbra, já era capaz de ter vantagens. Só que não vejo que o movimento de cidadãos aqui do centro para Madrid justifique o investimento.
Também não vejo o pessoal do Porto para Lisboa e vice-versa, adiante grande coisa em ir de TGV. Até porque, atendendo às distâncias, quando tivesse atingido a velocidade de cruzeiro, já estaria a abrandar para parar em Aveiro ou Leiria ou ainda Coimbra.
É certo que há sempre o grande, e a meu ver disparatado argumento, de que a Espanha tem TGV. Mas a Espanha é um país de grandes distâncias e com um fervilhar económico que justificam esse tipo de transporte. Não me parece que seja o nosso caso.
Até posso estar enganado, mas esta coisa do TGV cheira-me a um delírio do tipo dos estádios de futebol.
Às tantas, vai-lhe acontecer o mesmo que ao estádio do Algarve: fica às moscas.
E, pouco ou muito, seremos sempre nós a pagar.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?