terça-feira, junho 14, 2005

 

Havia homens assim...

Interrompo o silêncio a que involuntariamente me tenho votado, para falar de algo que alguns das gerações mais novas dificilmente entenderão.
Refiro-me a Álvaro Cunhal. Mais concretamente à sua capacidade de abnegação a uma causa comum.
Nunca fui seu seguidor, nunca persegui os seus ideais e, talvez por isso, tenho para mim com certa a ideia de que Cunhal lutou pelas causas certas da maneira errada. Refiro-me ao período após o 25 de Abril. Antes disso, no tempo da ditadura, enquanto outros se acomodavam ele lutou, prescindindo de uma carreira confortável e burguesa.
À sua maneira, goste-se ou não, lutou pela liberdade e justiça neste país.
Hoje, numa época em que tudo se considera comerciável, parece quase ridículo que um homem ponha em primeiro lugar a sua consciência e em segundo lugar os seus interesses.
Viva a diferença.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?