terça-feira, março 15, 2005

 

Devolver a confiança

A última vez que estive no Brasil, passavam nas televisões duas campanhas complementares.
Uma intitulava-se “O brasileiro nunca desiste” e traduzia-se em pequenos filmes que relatavam os casos de várias figuras brasileiras que tinham passado por problemas graves e tinham conseguido “dar a volta por cima”. Um dos casos era o do jogador de futebol Ronaldo.
A outra, do mesmo género, intitulava-se “O brasileiro consegue” e fazia uma história breve de brasileiros com sucesso, que tinham vindo do anonimato e, alguns, da adversidade superada com esforço.
Dava jeito termos campanhas destas em Portugal, porque temos inúmeros casos tanto de empresas como de pessoas que triunfaram à custa de trabalho honesto e dedicado, muitos deles com excelente reputação internacional.
Dir-me-ão que se trata de uma inutilidade. Eu diria que campanhas destas nos podem demonstrar que o sucesso não cai do céu nem vem sob a forma de subsídio do Estado.
Mas, sobretudo, permitiria que os portugueses entendessem que o progresso individual, como o de um país, só se faz com trabalho, competência, dedicação, coragem e prescindindo de muitas horas de lazer.
Enquanto a generalidade do pessoal for lutando para cumprir os mínimos, estaremos condenados individual e colectivamente ao empobrecimento.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?