terça-feira, fevereiro 08, 2005

 

Da falta de ideologia dos líderes

Muito se tem falado, quer nos blogs quer na comunicação social, da falta de ideologia dos actuais líderes políticos.
Embora no caso de Santana essa falta seja desde sempre patente, reduzindo-se toda a sua actividade a um percurso de ambição pessoal no domínio da ascensão ao estrelato, no caso dos restantes líderes, não me parece que assim seja.
No momento actual de campanha, em termos práticos, não me parece que os portugueses queiram ouvir falar de ideologias: a situação de miséria nacional, de completa desorientação governativa, de golpada permanente, são de tal modo graves, que os eleitores querem de facto ouvir propostas concretas de resolução dos problemas a curto prazo.
Discutir ideologias, significa definir o rumo que um país deve seguir a longo prazo, delinear que tipo de sociedade queremos. Não me parece que o actual momento seja apropriado para essa escolha.
E, no entanto, essas ideologias estão subjacentes a algumas das propostas eleitorais do momento. No caso dos dois maiores partidos, a escolha será entre um modelo de privatização total, macaqueando o modelo americano, e um meio-termo de sector privado forte, mas com políticas sociais.
As designações dos partidos portugueses são enganadoras. De momento temos um partido que se diz social-democrata e é, na realidade, neo-liberal, e um partido que se diz socialista e é de facto social-democrata.
Mas alguém acha que seria possível discutir seriamente ideologias com Santana Lopes?
Já agora: acham que daqui por uns anos, com a preparação que estamos a dar aos nossos jovens, será possível discutir ideologias ou discutir-se-ão apenas receitas de um menu previamente elaborado a partir de modelos tecnocráticos?

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?