sábado, fevereiro 26, 2005

 

Concurso internacional para fornecimento de tomates

Torna-se pública a abertura de concurso internacional para fornecimento de tomates.
Requisitos: os tomates terão de ser fornecidos aos pares, serem de cor genuinamente negra e não se deixarem atrair pelo grelo do Estado.
Destinatários dos tomates: empresários nacionais subsidiodependentes e orfãos das fronteiras fechadas.
Motivo do concurso: Os empresários de cutelaria de Guimarães pretendem lançar-se no fabrico de pequenos instrumentos cirúrgicos como tesouras e bisturis. Dizem que já fizeram um estudo de mercado (?), que com pequenas alterações as suas máquinas podem facilmente entrar nesta produção e que agora só querem contar com a ajuda do Estado. O seu objectivo é superar a crise actual.
Duas perguntas me ocorrem.
- Enquanto a mão de obra foi barata e, por isso, constituia um factor de competitividade, e a coisa ia dando para andarem de Ferrari, não se preocuparam em alargar a produção a novos mercados. Acordaram agora?
- Eu também estou a pensar em montar uma fábrica, mas exijo que o Estado me compre toda a produção. Não tenho o mesmo direito? Para quê correr riscos se posso contar com o preservativo público. Para quê dimensionar a produção por forma a competir nos mercados internacionais se o Estado me pode preservar de qualquer contaminação por parte de uma empresa estrangeira bem dimensionada, gerida por empresários já fornecidos de vegetais ao pendurão?

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?