sexta-feira, janeiro 14, 2005

 

Maus tratos, humilhações e torturas

Apesar de andarmos virados para outros problemas, o resto do mundo continua a existir.
De certo modo, questões como as que são abordadas nesta notícia da Human Rights Watch, devem também levar-nos a reflectir acerca das tendências muito em voga de sobrevalorização dos números, em deterimento dos valores estritamente humanos e da consequente desumanização das sociedades.
A notícia que se segue, demonstra à evidência que, para a administração americana, algumas pessoas são menos humanas que outras.
E não me venham dizer, em sede de comentários, que se trata de terroristas: nenhum funcionário tem o direito de decidir se um indivíduo é ou não terrorista, só um juiz o pode fazer. Até ao momento em que judicialmente isso seja provado, todos os detidos devem ser tratados com a dignidade típica de um estado que se afirma democrático e de direito.
Não há emoção de 11 de Setembro que justifique aquilo que se está a passar em Guantanamo.
A Human Rights Watch é uma organização americana, insuspeita nestas matérias. Por outro lado, recente relatório da CIA refere exactamente os mesmos procedimentos.
In the aftermath of the September 11, 2001 attacks on the United States, the Bush administration has violated the most basic legal norms in its treatment of security detainees. Many have been held in offshore prisons, the most well known of which is at Guantánamo Bay, Cuba. As we now know, prisoners suspected of terrorism, and many against whom no evidence exists, have been mistreated, humiliated, and tortured. But perhaps no practice so fundamentally challenges the foundations of U.S. and international law as the long-term secret incommunicado detention of al-Qaeda suspects in “undisclosed locations.”

Notícia
Para quem não domina o Inglês, a página tem uma opção de visualização em espanhol. E há sempre a opção de tradução do Google.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?