sábado, janeiro 15, 2005

 

As listas do partido do bordel

Isto está a ser mais complicado do que se poderia pensar.
Antes de elaborar um programa eleitoral, torna-se imprescindível apurar quem são as candidatas e qual o seu escalonamento na lista. Porque, não havendo candidatas nem sequer se coloca a questão do programa.
E o problema não é tão simples como poderá parecer.
Em primeiro lugar, porque qualquer uma ganha mais que um deputado.
Em segundo lugar, porque todas estão habituadas a trabalhar e aquela monotonia não é vida para elas.
Finalmente porque, tornando-se figuras públicas, têm receio de virem a ser associadas aos disparates dos filhos.
Mulheres de convicções fortes e opiniões firmes, questionaram a tradicional disciplina de voto e foi preciso assinar um pacto de liberdade de voto, que ficou conhecido como pacto do direito à opinião.
Depois de apuradas as candidatas, houve que ordená-las. Novo problema.
Ninguém queria ir para a cabeça: que era uma posição muito incómoda, que não havia diferenciação salarial a título de compensação, etc.
Finalmente, por votação secreta, lá foi a Lola para a cabeça. E ficou bem entregue. Mulher profunda e sempre aberta a novas aprendizagens, muito chegada ao convívio de homens cultos e letrados, em virtude do seu estilo tia da linha que ela cultiva até na maneira de falar.
Quando parecia tudo arrumado eis que uma delas, mais dada ao convívio com executivos e gurus da economia, levanta o problema das incompatibilidades.
Problema que não é despiciendo atendendo à necessidade de completar o vencimento de deputado com a sua actividade nocturna. O grande argumento consistia no facto de a generalidade do pessoal ir dormir para a assembleia e, por isso, bem podiam trabalhar de noite e descansar de dia. Para além do mais, ainda lhes pagavam para descansar.
Ultrapassada que foi a questão das listas vai-se agora debater o programa eleitoral, precedido de uma declaração de princípios.
E não pensem que vai ser tarefa fácil, porque aqui o pessoal tem ideias e não se limita a querer o seu nome numa lista, seja do que for, nem anda à procura de emprego.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?