sábado, janeiro 08, 2005

 

Adenda ao agradecimento...

O post de ontem, de agradecimento aos governos lusitanos, leva-me necessariamente a alguns esclarecimentos e novas conclusões.
Em primeiro lugar, ao contrário do que entenderam alguns mails “amigos” que recebi, não deixo de reconhecer a profunda diferença entre o Portugal de antes e depois de 74. Até porque, ao contrário de alguns dos autores desses mails, vivi as duas realidades.
As mudanças existem, mesmo ao nível das mentalidades, dos valores mais enraizados na nossa sociedade, existe hoje um distanciamento mais acentuado em relação à caracterização da sociedade portuguesa feita, por exemplo, por Eça de Queiroz. Apesar de a fotografia política que nos deixou, manter perfeita actualidade.
Mesmo ao nível da administração pública, dos seus serviços, existe hoje uma modernização notória. É hoje possível renovar um bilhete de identidade em três dias, sem ter de estar numa fila interminável, embora a simples alteração de residência numa carta de condução seja coisa para mês e meio, no mínimo.
A questão deve colocar-se, no entanto, a outro nível, isto é: a diferença entre aquilo que foi feito e aquilo que é urgente fazer-se ou, ainda, a diferença entre aquilo que se fez e aquilo que se poderia ter feito.
Mudámos sim, mas devagar, com hesitações, com ataques de imobilismo.
Vive-se hoje inegavelmente melhor do que na década de sessenta, mas, bastará isso, que vivamos melhor?
Melhor, por comparação com quê?
Com aquilo que éramos ou com aquilo que poderíamos ser?
Na base de tudo isto, está o comportamento errático dos governos da democracia, mas isso fica para o post seguinte.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?