quarta-feira, dezembro 08, 2004

 

Pacheco Pereira e o Filho da Puta do 5º-A

O título deveria ser:
PACHECO PEREIRA, PINTO DA COSTA, JOSÉ MOURINHO, CAVACO SILVA E O FILHO DA PUTA DO 5º-A.
Mas ficava demasiado longo, por isso fica em subtítulo.
E o que é que estas figuras, aparentemente tão despernadas, têm em comum?
Começo por vos apresentar o Filho da Puta do 5º-A, embora até nem seja imprescindível: todos conhecem, pelo menos, um.
O Filho da Puta do 5º-A, figurão que conheço vai para trinta anos, vive num prédio onde também vivi.
Sempre que alguém, naquele prédio enorme ou na vizinhança, apresentava sinais de melhoria de vida, quer porque trocava de carro quer porque comprava uma casa maior quer ainda porque vestia uma “camisa lavada”, proferia a seguinte afirmação: “já viu? Viva o luxo. Não sei de onde lhe vem!”.
É uma forma de emporcalhar as pessoas, não dizendo nada em concreto mas dizendo tudo em simultâneo.
O Filho da Puta do 5º-A é um subproduto da cultura portuguesa e está presente em todos os locais, desde universidades a hospitais, onde a progressão se faça sem regras perfeitamente definidas.
É normalmente uma figura intelectualmente medíocre, de horizontes culturais estreitos, que se pronuncia sabiamente em relação a todas as questões e que, sem que conheça outros horizontes para além da Costa da Caparica e uma fugida a um apartamento de traseiras da Quarteira, termina dizendo que isto só no nosso país. Se não se levantasse a horas tão tardias, poder-se-ia dele dizer que espalha o “veneno da madrugada”.
O Filho da Puta do 5º-A, quando não está a fazer de conta que trabalha – e mesmo nas horas de serviço – pratica a conversa da treta, aguarda ansiosamente pela telenovela das 21 na TVI e olha desesperadamente para o relógio para ver se não perde a das 22 na SIC. Comenta com ares de macho luzidio as mariquices da Quinta da Bovinidade e tem sempre umas informações cuja fonte não divulga acerca dos assuntos nacionais que estejam na berra.
O que incomoda o Filho da Puta do 5º-A não é o seu insucesso – está adaptado – é o sucesso dos outros, porque lhe acentua o seu próprio insucesso.

E o que é que Pacheco Pereira tem a ver com o Filho da Puta do 5º-A?
Simples: no Abrupto meteu-se onde diz não ser chamado e pronunciou-se com uma incorrecção que não lhe é habitual.
Não entendo a sua admiração pelo facto de 25.000 pessoas aplaudirem um homem constituído arguido de crimes de corrupção. Nem vejo que isso tenha qualquer ligação com as conversas consternadas dos portugueses sobre corrupção.
Não foi P. Pereira que se indignou, e bem, contra os julgamentos na praça pública? Não devemos indignar-nos todos?
Teria sido preferível que 25.000 pessoas adoptassem o comportamento elucidativo dos arruaceiros à entrada para o Tribunal da Boa Hora?
Será que para Pinto da Costa deixou de funcionar a presunção de inocência até condenação definitiva e irrecorrível?
Não estava P. Pereira sentado no congresso do PSD, quando a entrada de Leonor Beleza foi ovacionada de pé, embora arguida do crime de disseminação de doença contagiosa? E estamos a falar de várias vidas que se perderam, não do lodaçal futebolístico. (Por muito menos, Vitorino demitiu-se)
Mas, então, P. Pereira não se pronunciou.
Ou será que a opinião futebolística também já funciona para P. Pereira?
Subitamente deu-lhe para raciocinar como o Filho da Puta do 5º-A?
Habituou-nos a raciocínios cartesianos. Continue, por favor, a bem da lucidez nacional.
Mas, assim, não.

E o que é que tem a ver o Filho da Puta do 5º-A com José Mourinho?
Enquanto esteve no FC Porto, Mourinho acumulou vitórias, ganhou tudo o que havia para ganhar e demonstrou à evidência a sua competência profissional.
Mas os filhos da puta do 5º-A, por esse país fora, riram-se dele quando disse: “para o ano vou ser campeão”.
À falta de argumentos, os filhos da puta do 5º-A acabaram a acusá-lo de ser arrogante, irritante, vaidoso…
E haverá outra postura perante os filhos da puta do 5º-A?
O rosto esgotado de Mourinho, no final do primeiro jogo a sério do Chelsea, explica o porquê do sucesso.
Bem tentaram emporcalhá-lo, levar o seu sucesso para a velha história da compra dos árbitros. O seu sucesso em terras de sua majestade obrigou os filhos da puta do 5º-A a engolirem em seco e, quando estiver à frente de uma selecção nacional – que não a nossa, que ele não é estúpido – será transformado em herói nacional, prova provada de que somos todos muito grandes, filhos da puta do 5º-A incluídos.

E quanto a Pinto da Costa?
Apenas uma questão: havendo tanto Filho da Puta do 5º-A por aí, mais os seis milhões de destiladores de ódio, pertencentes à seita dos “Morra o Pinto da Costa, morra pim”, será que durante estes vinte anos não houve um único que apresentasse provas inequívocas da propalada atitude corruptora de Pinto da Costa?
Será que, em vinte anos, não há um único árbitro honesto?
Ou será que os filhos da puta do 5º-A, ressabiados com a sua incapacidade de obterem sucesso, fazem com Pinto da Costa o que tentaram fazer com Mourinho?
O homem faz muita sombra e há muitos que não lhe conseguem fugir: têm o passo pequeno.

E Cavaco Silva?

Que moral tem o eleitoralista mor, que pagou milhões aos empreiteiros para acabarem as obras a tempo de serem inauguradas antes das eleições, para vir criticar o incompetente Santana?
A diferença entre as centrais de intoxicação e o homem que não lia jornais e se queixava das forças de bloqueio, leia-se Tribunal de Contas, é apenas uma questão de estilo ou de falta dele.
Não é o patriotismo que move Cavaco, é a certeza de que, se Santana ganhar, pode dizer adeus à Presidência da República.
Mas garanto-vos que o Filho da Puta do 5º-A, facilmente hipnotizado pela demagogia de Santana, embotado que tem o sentido crítico à custa dos seus próprios raciocínios tortuosos, vai votar Santana.
Porque ele sabe que o PS – mas não pode dizer quem lhe disse – se for eleito, vai aumentar os impostos, diminuir os salários e vender o Algarve aos ingleses.
Mas não digam que foi ele que disse: foi alguém importante lá de dentro que lhe confidenciou tudo isto e mais ainda que ele não pode dizer.
O Filho da Puta do 5º-A conhece sempre alguém importante lá dentro…




|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?